INFORMAÇÕES

GESTÃO DE CAIXA

Independente da atividade da empresa, seja ela comercial ou industrial, a empresa precisa ter liquidez ou dinheiro em caixa para fazer jus ao seus compromissos, na indústria essa liquidez é um pouco mais extensa pois devemos considerar a transformação da mercadoria em estoque acabado, a empresa precisa ter o foco no controle de suas entradas e saídas num determinado período de tempo, essas informações serão utilizadas no futuro para a previsão dos compromissos, para o controle diário a empresa deve levar em consideração o que foi previsto e o que está sendo realizado, dessa análise a empresa possui a possibilidade de corrigir a previsão para o próximo período, ocasionando uma maior assertividade no fluxo de caixa futuro e em consequência uma assertividade melhor na sua liquidez.

CONTABILIDADE ON-LINE

O mundo durante e pós pandemia nos trouxe uma grande quantidade de serviços on-line, hoje é possível fazer quase tudo com a internet, o trabalho remoto ou home office pode ser auxiliado com ferramentas online de acompanhamento das tarefas, existem vários sistemas e aplicativos online que facilitam a vida do prestador de serviço, sem deixar de manter o atendimento personalizado.

A Scalare Sense Contabilidade faz uso de todas essas ferramentas digitais e possui todos os mecanismos para o atendimento on-line.

 

COMPRA E VENDA DE EMPRESAS

Na Compra ou Venda de uma empresa, além da análise de valor da empresa projetado para o futuro, é sempre bom verificar a saúde financeira atual da empresa, uma das maneiras mais eficientes de se obter essa informação é com a emissão das certidões negativas Federais, Estaduais, Municipais e dos conselhos de classe, neste último caso será para empresas prestadoras de serviços, agora para os débitos com empresas privadas o melhor caminho é através da emissão da Certidão do Serasa completa, onde será apontado todos débitos.

A consultoria de uma contabilidade de confiança irá ajudar na emissão e nos trâmites para a realização desse processo de análise.

DEPARTAMENTO PESSOAL

Se sua empresa é MEI, Empresa de Pequeno Porte ou Microempresa precisa ficar atenta para as funções do Departamento Pessoal, dentre os processos que terão que ser executados estão a emissão da folha de pagamento, com a definição do salário, cálculo de horas extras através do controle da jornada de trabalho, cálculo de férias, contratação de benefícios, o processo documental da admissão e demissão, envio das informações do E-Social, além da assessoria e orientação aos clientes para a conformidade com as leis trabalhistas (CLT) e as convenções coletivas dos sindicatos.

A atuação de uma contabilidade de confiança é um diferencial para as empresas de pequeno porte que não possuem um Departamento Pessoal próprio.

LEGALIZAÇÃO SOCIETÁRIA

O passo a passo para a abertura de uma empresa precisa seguir um processo de registro e emissão de alguns documentos, abaixo segue um resumo básico, que variará para cada empresa:

  • Formato Jurídico, 
  • Regime tributário, 
  • Porte da empresa, 
  • CNPJ e CNAE, 
  • Descrição dos sócios, 
  • Registro na junta comercial ou no cartório,
  • Inscrição Estadual, 
  • Inscrição Municipal, 
  • TFE - Taxa de Fiscalização e Estabelecimento,
  • Orgão de Classe, 
  • Certificado Digital,

Para o registro e emissão da maioria desses documentos é aconselhável a contratação de um contador de confiança, e apesar de algumas informações serem fornecidas por esse profissional, para a emissão do contrato social a confecção deverá ser realizada por um advogado, outro ponto importante é que para as alterações e encerramento também deverá ser utilizados os dois profissionais no processo.

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Anteriormente publicamos informações a respeito da gestão tributária e sua importância, e é exatamente por isso que as obrigações acessórias tem vital importância na complementação desse assunto pois é através da entrega de relatórios, atualmente de maneira digital, com os dados da operação da empresa que o governo, seja federal, estadual, municipal ou órgãos de classe, podem verificar se o que foi recolhido está de acordo com o que foi apurado.

A atuação de uma contabilidade de confiança pode lhe ajudar na gestão ou adequação tributária, pois irá realizar o planejamento tributário, aprimorar o processo de gestão das obrigações acessórias e realizará a auditoria do processo inteiro a cada ciclo, onde possibilitará a correção e adequação com maior agilidade.

CLINICAS E LABORATÓRIOS  - TRIBUTAÇÃO

Algumas clínicas médicas ou laboratórios que são constituídas em sociedades empresariais e cumpre algumas normas específicas da Anvisa podem se beneficiar com a equiparação dos tributos do segmento hospitalar, isso quando se fala do regime tributário do lucro presumido, gerando uma possibilidade de economia de até 7,80%
A atuação de uma contabilidade de qualidade e de confiança pode lhe ajudar na gestão ou adequação tributária, pois realizará o planejamento tributário, aprimorar o processo fiscal para regular corretamente a categoria tributária e realizará a auditoria do processo inteiro a cada ciclo, onde possibilitará a correção e adequação com maior agilidade.

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO - TRIBUTAÇÃO

A regulamentação da Farmácia de Manipulação é um pouco mais específica com relação a sua tributação, ela pode ser adequada ao regime de tributação do seu segmento através do porte e do número de funcionários também, mas um pouco diferente da farmácia/ drogaria ela possui uma distinção dos produtos vendidos, os chamados de prateleira e os de manipulação, os de prateleira deverão permanecer com a aplicação da alíquota do imposto de ICMS conforme o estado onde a farmácia está localizada, mas os produtos manipulados, conforme a emissão de receitas médicas, deverão incidir o Imposto sobre Serviço, sendo o recolhimento da sua alíquota direcionada ao município, então a Farmácia de Manipulação deverá fazer a distinção na emissão de nota fiscal de venda de produto e a nota fiscal de prestação de serviço, e é claro que há a necessidade de uma contabilidade de qualidade e de confiança para adequação tributária, onde realizará o planejamento tributário, aprimorar o processo de emissão de nota fiscal de produto e serviço e realizará a auditoria do processo inteiro a cada ciclo, onde possibilitará a correção e adequação com maior agilidade.

FARMÁCIA OU DROGARIA - TRIBUTAÇÃO

O Porte da farmácia e o número de funcionários, é fundamental para adequar o regime tributário do segmento farmacêutico, além disso é de suma importância entender que existe regulamentação específica para a tributação de medicamentos, podemos usar como exemplo o ICMS que é recolhido pela indústria ou importador e isenta o recolhimento na revenda, apesar do exemplo dado não se sujeitar a todos os produtos, concluímos que há a necessidade de controle pois o segmento farmacêutico além de possuir incidência de impostos específicos, alguns desses produtos podem possuir a possibilidade de substituição tributária, incidência monofásica ou a isenção.

Os impostos que incidem sobre os produtos comercializados no segmento da farmácia geralmente são: ICMS, IPI, PIS/ COFINS e Imposto de Importação.

A atuação de uma contabilidade de confiança pode lhe ajudar na gestão ou adequação tributária, pois irá realizar o planejamento tributário, aprimorar o processo de compra e venda dos produtos para regular corretamente a categoria tributária e realizará a auditoria do processo inteiro a cada ciclo, onde possibilitará a correção e adequação com maior agilidade.

HABILITAÇÃO PARA LICITAÇÕES

Os processos licitatórios são realizados mediante a necessidade de compra do Governo (federal, estadual, municipal ou autarquias), para a participação da sua empresa, é necessário fornecer o produto ou o serviço solicitado e estar habilitada para participar, ou seja possuir todos os documentos necessários e alguns terão que estar dentro da sua validade, geralmente a relação de documentos encontra-se descrita no edital e estão classificados em:

 

Habilitação Jurídica:

  • Ato Constitutivo (contrato social, estatuto social ou requerimento de empresário) em vigor devidamente inscrito na Junta Comercial e todas as suas alterações. Em caso de Sociedades Comerciais por ações, deverá ser apresentado acompanhado de ata de eleição de seus administradores e, para Sociedades Civis, deve ser acompanhado de prova de diretoria em exercício. Para Empresa Individual, é o Registro Comercial;
  • Procuração dos respectivos representantes nas licitações;
  • Documentos dos Sócios;
  • Documentos do Representante Legal;
  • Decreto de Autorização, quando tratar-se de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País.

 

Regularidade Fiscal, Social e Trabalhista;

  • Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Física e Jurídica, ou CPF e CNPJ, expedidos pela Secretaria da Receita Federal;
  • Prova de Inscrição no cadastro de contribuintes ICMS/ISS, com Inscrição Estadual ou Municipal, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e emitida pela Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento;
  • Prova de Regularidade com a Fazenda Federal, com Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais emitida pela Receita Federal, com validade de 180 dias, ou pelo site de 30 dias;
  • Prova de Regularidade com a Fazenda Estadual, emitida pela Secretaria da Fazenda Estadual, com validade de 90 dias;
  • Prova de Regularidade com a Fazenda Municipal, emitida pela Secretaria de Estado Municipal da sua cidade;
  • Prova de Regularidade com a Procuradoria da Fazenda Nacional, Certidão Quanto a Dívida Ativa da União, emitida pela Procuradoria da Fazenda Nacional com validade de 180 dias, ou 30 dias pelo site;
  • Certidão negativa de débitos Trabalhista;
  • Certidão negativa de débitos do FGTS, solicitada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou por meio eletrônico no site da Caixa, com validade de 30 dias;
  • Prova de Regularidade com a Seguridade Social, Certidão Negativa de Débitos – CND emitida pelo INSS ou pelo site, com validade de 60 dias

 

Qualificação Técnica;

  • Atestado(s) de Capacidade Técnica Profissional, expedido por órgão governamental ou empresa privada, o qual em seu corpo venha discriminado de forma clara, contendo características, quantidades e descrição do material ou serviço prestado;
  • Atestado(s) de Capacidade Técnica Operacional, expedido por órgão governamental ou empresa privada, o qual em seu corpo venha discriminado de forma clara, contendo características, quantidades e descrição do material ou serviço prestado;
  • Inscrição na entidade profissional competente do profissional apresentado, detentor de atestado de responsabilidade técnica, quando for o caso;
  • Registro em órgão regulamentador;
  • Prova do atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso;
  • Declaração de que o licitante tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação.

 

Qualificação Econômica Financeira;

  • Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício, ou balanço de abertura;
  • Exigência de Certidão Negativa de Falência, Concordata e de execução patrimonial;
  • Garantia, que poderá ser em depósito prévio a data de realização da licitação de até 1% do valor do contrato a ser licitado;
  • Capital Social mínimo até o limite de 10% do valor total do contrato;
  • Índices de Liquidez, definidos no edital e obtidos por meio das informações do balanço patrimonial.
  •  

Outros Documentos;

  • Declaração de Superveniência de Fatos Impeditivos;
  • Declaração de que cumpre as exigências de reserva de cargos para pessoa com deficiência e para reabilitado da Previdência Social, previstas em lei e em outras normas específicas;
  • Declaração de Emprego de Menores
  • Declaração sobre Trabalho Forçado e/ou Degradante;
  • Declaração de Elaboração independente de Proposta;
  • Declaração de Renúncia de Vistoria; 
  • Carta de Credenciamento.

 

Em alguns editais existe a preferência para a contratação de MEI, EPP ou ME, disponibilizando vantagens para a empresa que possui essa classificação, neste sentido a contabilidade é uma forte aliada para a emissão da maioria desses documentos.

ESTUDO TRIBUTÁRIO

O sistema tributário nacional realiza constantemente alterações em sua legislação, sendo necessário a ajuda de um especialista em recuperação (recursos financeiros) ou conformidade (redução e adequação) tributária.

O recolhimento ou não dos tributos trará sérios prejuízos para o seu negócio, como multas, autuações, responsabilizações criminais ou outros, um dos métodos de detecção de erro é realizado pelo cruzamentos das informações entre o governo federal e estadual, gerando evidências para uma fiscalização. 

A metodologia e etapas utilizada pela Scalare Sense: Planejamento Tributário, Otimização do processo através de tecnologia adequada e a Realização periódicas de auditoria possibilita a detecção da melhor opção para adequar ou recuperar algum crédito tributário.

Além do seu negócio ganhar financeiramente com a implantação desta metodologia, a empresa consegue mostrar ao mercado (investidores, fornecedores, clientes e Instituições bancárias) que é capaz de gerir o seu futuro.

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (DRE)

Demonstração de Resultado (DRE) resume as receitas e despesas para apuração do Lucro Líquido ou do Prejuízo, sendo a principal ligação entre os balanços, e sua apuração se dá por um período de tempo: mensal, trimestral ou anual, o resultado da apuração é o mais importante pois indica se a empresa possui ou não sucesso na sua operação.
A DRE também é conhecida como Demonstração de Lucros e Perdas (L&P).

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O primeiro passo para uma maior assertividade do planejamento financeiro começa com: 

1. Metas da Organização ou Objetivos do Planejamento;

2.Cenários (Político, Econômico e Mercado) e Premissas (Inflação, Variação Cambial, taxa de juros, variação preço de insumo, percentual do dissídio e méritos aos colaboradores)

Essas informações servirão de base para a confecção de cada peça:

  • Plano de Vendas;
  • Política de Estoques;
  • Plano de Produção;
  • Plano de Investimentos;
  • Plano de consumo/compra de matéria prima;
  • Plano de Capacidade Produtiva;
  • Plano de RH;
  • Plano de Gastos Operacionais;
  • Custo dos produtos;
  • Controle orçamentário. 

Com o resultado de cada uma das peças será possível elaborar as demonstrações financeiras projetadas e realizar simulações que irão nortear o impacto das variações em cada variável.

TOMADORES DE DECISÃO

Quem são os usuários de informações contábeis? Geralmente são os tomadores de decisão, que de uma maneira geral estão divididos nas seguintes categorias: Pessoa Física/ Empreendedores, Administradores, Acionistas, Instituições Financeiras, Credores, Funcionários, Concorrentes, Autoridades Fiscais, Agências Reguladoras, etc…

Para a tomada de decisão, os usuários identificados acima precisam invariavelmente saber o que o número contábil significa, qual a sua origem e quais são as suas limitações?

AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS - BUSINESS VALUATION

Uma empresa possui a necessidade de definir o valor do negócio quando está sendo adquirida ou se associando a outra empresa, geralmente uma empresa concorrente, essas transações geralmente são de compra, venda, fusão, cisão, incorporação ou dissolução da empresa. 

O objetivo é encontrar o valor justo de mercado, e podem ser adotados alguns modelos de avaliação:

  • Fluxo de Caixa Descontado - FCD
  • Valor Econômico Agregado - EVA
  • Valor de Mercado Agregado - MVA

Existem alguns fatores que poderá aumentar ou diminuir o valor da empresa, então é bom que se esclareça a possibilidade da utilização de 03 direcionadores de valores:

  • retorno sobre o capital investido
  • fluxo de caixa livres
  • lucro econômico

No entanto, deverá ser considerado o potencial de geração de resultado futuro, e a finalização do negócio se dará com base nas expectativas dos negociadores.

 

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A analise das demonstrações financeiras tem uma finalidade diferente para cada agente econômico (Proprietário, Administrador, Fornecedor, Banco, Governo, Funcionário e Concorrente), existe um interesse especifico de informação: valor do negócio, investimento, limites de crédito, empréstimos, imposto de renda, lucratividade ou rentabilidade, para obtenção dessas informações geralmente utilizamos o Balanço Patrimonial e o DRE e essas analises podem ser realizadas através de critérios verticais, horizontais, índices/quocientes ou do capital de giro.

GESTÃO OU PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

A Gestão ou Planejamento Tributário, quando implementada corretamente na empresa, gera a adequação de impostos dentro dos limites legais, o planejamento tributário poderá alcançar: operações mercantis e financeiras, remuneração de dirigentes, distribuição de dividendos, planejamento industrial e comercial, aquisições, fusões, incorporações e cisões de empresas.

A escrituração fiscal, contábil ou societária possui grande relevância para apuração dos tributos e para posterior checagem.

Através do planejamento tributário é possível chegar a dois resultados:

  • eliminação ou postergação da incidência tributária
  • redução da carga tributária/ ganho financeiro

O planejamento tributário também influi diretamente sobre dois tipos de tributos:

Indireto: preço de mercadoria ou do serviço.

Direto: lucratividade da empresa e na remuneração do capital dos acionistas.

O IRPF

O Imposto de Renda de Pessoa Física deve ser declarado todos os anos pelo contribuinte que excede um determinado valor de rendimento que é definido pela Receita Federal, geralmente a declaração deve ser realizada entre março e abril.
Na declaração existem algumas despesas que podem ser dedutíveis, mediante algumas regras também definidas pela Receita Federal.
Nesta semana a Receita divulgou a instrução normativa com algumas novas regras, apesar dessas regras serem amplamente divulgadas em redes sociais e em canais de notícias, nem sempre o contribuinte possui a aptidão necessária para realizar a declaração, aptidão essa que é detentora do contador.
A declaração também é um documento importante para o contribuinte que deseja adquirir uma casa ou carro, pois esse documento é solicitado para a comprovação da renda.
Caso o contribuinte tenha a obrigatoriedade de declarar e não o fizer, ele poderá cair na malha fina da Receita, e a Receita detecta essa informação quando cruza com a informação que o seu empregador declarou, então fique ligado a declaração deverá ser entregue até o dia 31.05.22