Independente da atividade da empresa, seja ela comercial ou industrial, a empresa precisa ter liquidez ou dinheiro em caixa para fazer jus ao seus compromissos, na indústria essa liquidez é um pouco mais extensa pois devemos considerar a transformação da mercadoria em estoque acabado, a empresa precisa ter o foco no controle de suas entradas e saídas num determinado período de tempo, essas informações serão utilizadas no futuro para a previsão dos compromissos, para o controle diário a empresa deve levar em consideração o que foi previsto e o que está sendo realizado, dessa análise a empresa possui a possibilidade de corrigir a previsão para o próximo período, ocasionando uma maior assertividade no fluxo de caixa futuro e em consequência uma assertividade melhor na sua liquidez.
O mundo durante e pós pandemia nos trouxe uma grande quantidade de serviços on-line, hoje é possível fazer quase tudo com a internet, o trabalho remoto ou home office pode ser auxiliado com ferramentas online de acompanhamento das tarefas, existem vários sistemas e aplicativos online que facilitam a vida do prestador de serviço, sem deixar de manter o atendimento personalizado.
A Scalare Sense Contabilidade faz uso de todas essas ferramentas digitais e possui todos os mecanismos para o atendimento on-line.
Na Compra ou Venda de uma empresa, além da análise de valor da empresa projetado para o futuro, é sempre bom verificar a saúde financeira atual da empresa, uma das maneiras mais eficientes de se obter essa informação é com a emissão das certidões negativas Federais, Estaduais, Municipais e dos conselhos de classe, neste último caso será para empresas prestadoras de serviços, agora para os débitos com empresas privadas o melhor caminho é através da emissão da Certidão do Serasa completa, onde será apontado todos débitos.
A consultoria de uma contabilidade de confiança irá ajudar na emissão e nos trâmites para a realização desse processo de análise.
Se sua empresa é MEI, Empresa de Pequeno Porte ou Microempresa precisa ficar atenta para as funções do Departamento Pessoal, dentre os processos que terão que ser executados estão a emissão da folha de pagamento, com a definição do salário, cálculo de horas extras através do controle da jornada de trabalho, cálculo de férias, contratação de benefícios, o processo documental da admissão e demissão, envio das informações do E-Social, além da assessoria e orientação aos clientes para a conformidade com as leis trabalhistas (CLT) e as convenções coletivas dos sindicatos.
A atuação de uma contabilidade de confiança é um diferencial para as empresas de pequeno porte que não possuem um Departamento Pessoal próprio.
O passo a passo para a abertura de uma empresa precisa seguir um processo de registro e emissão de alguns documentos, abaixo segue um resumo básico, que variará para cada empresa:
Para o registro e emissão da maioria desses documentos é aconselhável a contratação de um contador de confiança, e apesar de algumas informações serem fornecidas por esse profissional, para a emissão do contrato social a confecção deverá ser realizada por um advogado, outro ponto importante é que para as alterações e encerramento também deverá ser utilizados os dois profissionais no processo.
Anteriormente publicamos informações a respeito da gestão tributária e sua importância, e é exatamente por isso que as obrigações acessórias tem vital importância na complementação desse assunto pois é através da entrega de relatórios, atualmente de maneira digital, com os dados da operação da empresa que o governo, seja federal, estadual, municipal ou órgãos de classe, podem verificar se o que foi recolhido está de acordo com o que foi apurado.
A atuação de uma contabilidade de confiança pode lhe ajudar na gestão ou adequação tributária, pois irá realizar o planejamento tributário, aprimorar o processo de gestão das obrigações acessórias e realizará a auditoria do processo inteiro a cada ciclo, onde possibilitará a correção e adequação com maior agilidade.
Algumas clínicas médicas ou laboratórios que são constituídas em sociedades empresariais e cumpre algumas normas específicas da Anvisa podem se beneficiar com a equiparação dos tributos do segmento hospitalar, isso quando se fala do regime tributário do lucro presumido, gerando uma possibilidade de economia de até 7,80%
A atuação de uma contabilidade de qualidade e de confiança pode lhe ajudar na gestão ou adequação tributária, pois realizará o planejamento tributário, aprimorar o processo fiscal para regular corretamente a categoria tributária e realizará a auditoria do processo inteiro a cada ciclo, onde possibilitará a correção e adequação com maior agilidade.
A regulamentação da Farmácia de Manipulação é um pouco mais específica com relação a sua tributação, ela pode ser adequada ao regime de tributação do seu segmento através do porte e do número de funcionários também, mas um pouco diferente da farmácia/ drogaria ela possui uma distinção dos produtos vendidos, os chamados de prateleira e os de manipulação, os de prateleira deverão permanecer com a aplicação da alíquota do imposto de ICMS conforme o estado onde a farmácia está localizada, mas os produtos manipulados, conforme a emissão de receitas médicas, deverão incidir o Imposto sobre Serviço, sendo o recolhimento da sua alíquota direcionada ao município, então a Farmácia de Manipulação deverá fazer a distinção na emissão de nota fiscal de venda de produto e a nota fiscal de prestação de serviço, e é claro que há a necessidade de uma contabilidade de qualidade e de confiança para adequação tributária, onde realizará o planejamento tributário, aprimorar o processo de emissão de nota fiscal de produto e serviço e realizará a auditoria do processo inteiro a cada ciclo, onde possibilitará a correção e adequação com maior agilidade.
O Porte da farmácia e o número de funcionários, é fundamental para adequar o regime tributário do segmento farmacêutico, além disso é de suma importância entender que existe regulamentação específica para a tributação de medicamentos, podemos usar como exemplo o ICMS que é recolhido pela indústria ou importador e isenta o recolhimento na revenda, apesar do exemplo dado não se sujeitar a todos os produtos, concluímos que há a necessidade de controle pois o segmento farmacêutico além de possuir incidência de impostos específicos, alguns desses produtos podem possuir a possibilidade de substituição tributária, incidência monofásica ou a isenção.
Os impostos que incidem sobre os produtos comercializados no segmento da farmácia geralmente são: ICMS, IPI, PIS/ COFINS e Imposto de Importação.
A atuação de uma contabilidade de confiança pode lhe ajudar na gestão ou adequação tributária, pois irá realizar o planejamento tributário, aprimorar o processo de compra e venda dos produtos para regular corretamente a categoria tributária e realizará a auditoria do processo inteiro a cada ciclo, onde possibilitará a correção e adequação com maior agilidade.
Os processos licitatórios são realizados mediante a necessidade de compra do Governo (federal, estadual, municipal ou autarquias), para a participação da sua empresa, é necessário fornecer o produto ou o serviço solicitado e estar habilitada para participar, ou seja possuir todos os documentos necessários e alguns terão que estar dentro da sua validade, geralmente a relação de documentos encontra-se descrita no edital e estão classificados em:
Habilitação Jurídica:
Regularidade Fiscal, Social e Trabalhista;
Qualificação Técnica;
Qualificação Econômica Financeira;
Outros Documentos;
Em alguns editais existe a preferência para a contratação de MEI, EPP ou ME, disponibilizando vantagens para a empresa que possui essa classificação, neste sentido a contabilidade é uma forte aliada para a emissão da maioria desses documentos.
O sistema tributário nacional realiza constantemente alterações em sua legislação, sendo necessário a ajuda de um especialista em recuperação (recursos financeiros) ou conformidade (redução e adequação) tributária.
O recolhimento ou não dos tributos trará sérios prejuízos para o seu negócio, como multas, autuações, responsabilizações criminais ou outros, um dos métodos de detecção de erro é realizado pelo cruzamentos das informações entre o governo federal e estadual, gerando evidências para uma fiscalização.
A metodologia e etapas utilizada pela Scalare Sense: Planejamento Tributário, Otimização do processo através de tecnologia adequada e a Realização periódicas de auditoria possibilita a detecção da melhor opção para adequar ou recuperar algum crédito tributário.
Além do seu negócio ganhar financeiramente com a implantação desta metodologia, a empresa consegue mostrar ao mercado (investidores, fornecedores, clientes e Instituições bancárias) que é capaz de gerir o seu futuro.
Demonstração de Resultado (DRE) resume as receitas e despesas para apuração do Lucro Líquido ou do Prejuízo, sendo a principal ligação entre os balanços, e sua apuração se dá por um período de tempo: mensal, trimestral ou anual, o resultado da apuração é o mais importante pois indica se a empresa possui ou não sucesso na sua operação.
A DRE também é conhecida como Demonstração de Lucros e Perdas (L&P).
O primeiro passo para uma maior assertividade do planejamento financeiro começa com:
1. Metas da Organização ou Objetivos do Planejamento;
2.Cenários (Político, Econômico e Mercado) e Premissas (Inflação, Variação Cambial, taxa de juros, variação preço de insumo, percentual do dissídio e méritos aos colaboradores)
Essas informações servirão de base para a confecção de cada peça:
Com o resultado de cada uma das peças será possível elaborar as demonstrações financeiras projetadas e realizar simulações que irão nortear o impacto das variações em cada variável.
Quem são os usuários de informações contábeis? Geralmente são os tomadores de decisão, que de uma maneira geral estão divididos nas seguintes categorias: Pessoa Física/ Empreendedores, Administradores, Acionistas, Instituições Financeiras, Credores, Funcionários, Concorrentes, Autoridades Fiscais, Agências Reguladoras, etc…
Para a tomada de decisão, os usuários identificados acima precisam invariavelmente saber o que o número contábil significa, qual a sua origem e quais são as suas limitações?
Uma empresa possui a necessidade de definir o valor do negócio quando está sendo adquirida ou se associando a outra empresa, geralmente uma empresa concorrente, essas transações geralmente são de compra, venda, fusão, cisão, incorporação ou dissolução da empresa.
O objetivo é encontrar o valor justo de mercado, e podem ser adotados alguns modelos de avaliação:
Existem alguns fatores que poderá aumentar ou diminuir o valor da empresa, então é bom que se esclareça a possibilidade da utilização de 03 direcionadores de valores:
No entanto, deverá ser considerado o potencial de geração de resultado futuro, e a finalização do negócio se dará com base nas expectativas dos negociadores.
A analise das demonstrações financeiras tem uma finalidade diferente para cada agente econômico (Proprietário, Administrador, Fornecedor, Banco, Governo, Funcionário e Concorrente), existe um interesse especifico de informação: valor do negócio, investimento, limites de crédito, empréstimos, imposto de renda, lucratividade ou rentabilidade, para obtenção dessas informações geralmente utilizamos o Balanço Patrimonial e o DRE e essas analises podem ser realizadas através de critérios verticais, horizontais, índices/quocientes ou do capital de giro.
A Gestão ou Planejamento Tributário, quando implementada corretamente na empresa, gera a adequação de impostos dentro dos limites legais, o planejamento tributário poderá alcançar: operações mercantis e financeiras, remuneração de dirigentes, distribuição de dividendos, planejamento industrial e comercial, aquisições, fusões, incorporações e cisões de empresas.
A escrituração fiscal, contábil ou societária possui grande relevância para apuração dos tributos e para posterior checagem.
Através do planejamento tributário é possível chegar a dois resultados:
O planejamento tributário também influi diretamente sobre dois tipos de tributos:
Indireto: preço de mercadoria ou do serviço.
Direto: lucratividade da empresa e na remuneração do capital dos acionistas.
O Imposto de Renda de Pessoa Física deve ser declarado todos os anos pelo contribuinte que excede um determinado valor de rendimento que é definido pela Receita Federal, geralmente a declaração deve ser realizada entre março e abril.
Na declaração existem algumas despesas que podem ser dedutíveis, mediante algumas regras também definidas pela Receita Federal.
Nesta semana a Receita divulgou a instrução normativa com algumas novas regras, apesar dessas regras serem amplamente divulgadas em redes sociais e em canais de notícias, nem sempre o contribuinte possui a aptidão necessária para realizar a declaração, aptidão essa que é detentora do contador.
A declaração também é um documento importante para o contribuinte que deseja adquirir uma casa ou carro, pois esse documento é solicitado para a comprovação da renda.
Caso o contribuinte tenha a obrigatoriedade de declarar e não o fizer, ele poderá cair na malha fina da Receita, e a Receita detecta essa informação quando cruza com a informação que o seu empregador declarou, então fique ligado a declaração deverá ser entregue até o dia 31.05.22